segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

2011 será o ano do cloud computing nas empresas


A partir de um levantamento realizado com 2.014 líderes de TI de empresas de 50 países – incluindo o Brasil –, entre os meses de setembro e outubro de 2010, a consultoria Gartner detectou que o tema cloud computing (computação em nuvem) está em primeiro lugar no ranking de prioridades tecnológicas desses executivos para 2011.
O relatório aponta que essa preocupação dos gestores de TI com cloud computing se justifica pelo fato de que, no mundo, os orçamentos das empresas para tecnologia terão um crescimento tímido, de aproximadamente 1%. No entanto, a área de TI terá de buscar formas de suportar o crescimento e garantir vantagens competitivas para os negócios. O que, segundo o Gartner, exigirá um remodelamento dos departamentos de tecnologia, por meio do uso de novos conceitos, como computação em nuvem.
De acordo com o levantamento, atualmente, 3% das empresas consultadas já têm a maior parte do seu parque de TI rodando em cloud computing. No entanto, há uma expectativa de que esse número cresça rapidamente, atingindo 43% em quatro anos.
Um recente relatório da IDC sobre as dez principais tendências de TI para América Latina confirma as projeções do Gartner em relação à adoção de cloud computing. O documento aponta que 2011 deve ser marcado como um ano de crescimento acelerado para o setor.  Como reflexo, as expectativas são de que os serviços oferecidos por nuvens públicas movimentem US$ 200 milhões no mercado latino-americano neste ano. E a consultoria projeta que o setor tende a manter uma taxa de crescimento anual próxima de 60% até 2015. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário