segunda-feira, 15 de novembro de 2010

5 prováveis recursos do Facebook que poderiam colocar o Gmail em perigo

Todos os sinais apontam para o lançamento nesta segunda-feira (15/11), pelo Facebook, de um serviço de e-mail. Tanto o TechCrunch quanto o VentureBeat confirmaram os rumores com fontes independentes.

Se os rumores estiverem corretos, então teremos uma explicação para os recentes confrontos entre Facebook e Google pelos dados dos usuários – a Google tem dificultado a importação de dados do Gmail para o Facebook, talvez porque o recurso ajudaria as pessoas a migrar do Gmail para o Facebook com facilidade.
Será que a Google tem motivos para se preocupar? Só saberemos daqui a algumas horas mas, até lá, eis cinco vantagens que fariam a rede social deixar o Gmail no chinelo.

1. Slideshows
O Gmail ainda fica para trás quanto o assunto é integração com fotos, enviando os usuários para álbuns no Picasa ou no Flickr. Mesmo que o Facebook ignorar esses serviços no e-mail, ele ainda terá seu próprio serviço de fotos para usar – que, por sinal, é imensamente popular.

2. Arranjo das mensagens
A Google satisfez o contingente antithread em setembro, quando permitiu aos usuários do Gmail desativar o arranjo que permite seguir o fluxo de uma mesma conversa, mensagem após mensagem. Mas talvez essas pessoas não tivessem tanta raiva se o Gmail fosse simplesmente melhor no arranjo das mensagens trocadas. O Facebook já faz um bom trabalho com o arranjo das atualizações de status. Um sistema semelhante para o e-mail cairia bem.

3. Biografias em um clique
Já recebeu e-mail de pessoas das quais não se lembra? Eu adoraria ver os dados de perfil do Facebook vinculados aos endereços de e-mail. Uma aba “info” nos e-mails seria de grande ajuda.

4. Integração com o Groups
Não comprei completamente o conceito por trás do Facebook Groups, que supostamente seria um jeito natural de organizar contatos por associação. Mas a ideia poderia ser mais sedutora se envolvesse também o e-mail. Um sistema automático de rotulação baseado no Groups poderia ajudar os usuários a ler as mensagens que lhes interessam e ignorar as outras.

5. Botão “Like” para links
O botão “Like” é o recurso mais popular já lançado pelo Facebook. Por que não estendê-lo aos e-mails? Quando alguém enviar um link pelo e-mail do Facebook, seria ótimo ver quantos amigos já o abriram e o que comentaram sobre ele em suas páginas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário